Conhecendo o Projeto IPQ

Histórico 

Projeto COPPE Inclusão

Criado pela COPPE e Fundação COPPETEC, o programa COPPE Inclusão contribuiu para que pessoas com deficiência tivessem acesso ao trabalho na área tecnológica com qualidade, visando a promoção da acessibilidade nos prédios, laboratórios e salas de aula da instituição a fim de garantir o acesso livre a todos os alunos, trabalhadores e visitantes, assim representando um novo momento institucional.

Como
diretriz básica ficou determinada que as ações do programa visassem para além da resposta da ocupação de vagas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 8.213/91), garantindo a inclusão de pessoas com deficiência com propriedade e qualidade.

O Programa teve como
marco inicial a realização do Workshop Tecnologia, Inclusão e Deficiência; Limites e Possibilidades: Quebrando Mitos, ocorrido no dia 28 de agosto de 2014.

O objetivo foi sensibilizar o corpo social da COPPE – alunos, professores, servidores, funcionários – para as questões envolvidas com a inclusão e exercício dos direitos das pessoas com deficiência, e mobilizar para a convivência em seu ambiente de trabalho.

 

Como resultado o seminário proporcionou o desenvolvimento de debates na universidade com grupos que trabalham com o tema de pessoas com deficiência, onde estes grupos passaram a se conhecer e planejar ações.

Desde o lançamento do programa o quadro de funcionários com deficiência  aumentou 50% da meta a ser alcançada.

Todos os vídeos
Assista agora
DSC_00101.JPG
Ativo 5.png

Inserção Profissional Qualificada
para Pessoas com Deficiências

Durante todo o ano de 2021, a equipe envolvida no trabalho desenvolveu atividades e conquistou resultados para a realização Projeto de Inserção Profissional Qualificada para Pessoas com Deficiências, que foi financiado pela Fundação FIOTEC em parceria com a Fundação COPPETEC da UFRJ.

 

O Projeto IPQ tem como objetivo propor e pesquisar o enfrentamento dos problemas de acesso, aproveitamento e participação de PCDs nas áreas da saúde, educação, economia e principalmente no campo profissional. Foram definidos pela equipe do LT&F quatro processos a serem trabalhados e atualmente o trabalho se encontra no terceiro processo.

 
 
...